Russo vencedor do prêmio Nobel da Tranquilidade de 2021 leiloará medalha para ajudar ucranianos

Dmitry Muratov irá leiloar a sua medalha recebida durante a premiação do Nobel da Tranquilidade de 2021 nesta segunda-feira (20). Ainda não se sabe ao manifesto qual valor deve ser atingido, mas todo o quantia que for pago será enviado ao Fundo das Nações Unidas para a Puerícia (Unicef), segundo o jornalista russo.

Leia mais: Ucrânia relata 10 milénio soldados mortos desde o início da guerra contra a Rússia

Em entrevista à Associated Press, Muratov disse estar particularmente preocupado com as crianças que ficaram órfãs por justificação do conflito na Ucrânia. Ele já havia dito que os US$ 500 milénio recebidos durante sua premiação seriam para ajudar os ucranianos.

O russo dividiu o Prêmio Nobel da Tranquilidade no ano pretérito com a jornalista Maria Ressa das Filipinas.

Os dois jornalistas, que receberam cada um uma medalha, foram homenageados por suas batalhas para preservar a liberdade de sentença em seus países, apesar de serem atacados por seus governos e até serem ameaçados de morte.

A reportagem da sucursal AP destaca que jornalistas independentes na Rússia estão sendo observados de perto pelo Kremlin. Desde que Vladimir Putin chegou ao poder, quase duas dúzias de jornalistas foram mortos, incluindo pelo menos quatro que trabalhavam para o jornal de Muratov.

Noticias

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram